segunda-feira, novembro 21, 2005

Comentário

Odmar Pinheiro Braga,nascido em Recife,é um dos maiores conhecedores das famílias do sertão nordestino descendentes dos cristãos novos da época colonial,e dos costumes que até agora subsistem da tradição marrana.

Ele pratica um gênero poético bastante distinta,uma voz destacada do que se entende como “Movimento Armorial” ,ele se faz exprimir muito diretamente e de maneira variada,tal como a elegia, o épico,voz satírica,oriundos de sua experiência pessoal e sua ardente fé religiosa,fiel a ortodoxia judaica.

Entretanto,ele se possibilita a dar um livre curso a sua inspiração poética, a submetendo a uma elaboração por demais elegante que lhe confere essa rara e bela musicalidade. A jóia do Shabat (sábado) celebrada em família , a ternura das lembranças da infância , a religiosidade oculta dos ancestrais,a memória dos martírios ,imprecações contra os perseguidores a melancolia do exílio e a esperança do retorno.

Os cânticos de Odmar Pinheiro Braga nos fazem separar o sofrimento,os dramas e os momentos de graça na plenitude de sua condição marrana.

Nathan Wachtel
Professeur au College de France
11,place Marcelin Berthelot
75231 Paris cedex 05.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial