domingo, outubro 07, 2007

Uma noite memorável em Paris


Encontro entre o Poeta Odmar Braga,a Profª Anita Novinsky e a Cineasta Elaine Eiger.

“ Coisas estranhas ,imprevisíveis e enigmáticas acontecem. Um jantar em Paris transformou-se numa noite memorável. Memorável por quê? Porque reuniu um grupo de marranos brasileiros,residentes no sertão do nordeste brasileiro em um jantar oferecido por Nathan Wachtel,professor do College de France.

Judeus praticantes ortodoxos que falam hebraico,artistas,poetas,alunos bolsistas em Paris,preparando teses sobre os judeus cristãos - novos no Brasil. Todos descendentes dos cristãos - novos que foram perseguidos pela Inquisição,durante toda a noite conversavam sobre o marranismo no Brasil,assunto hoje estudado pelo professor Wachtel,sendo matéria do curso que administra no Collège de France. Vários idiomas foram falados nesse jantar:francês,inglês,português,italiano,hebraico e ídiche.

Uma nordestina presente fez naquela semana em Paris (Maison de L’Amerique Latine) uma exposição de seus quadros inspirados na Bíblia denominada “Escudos de Israel”. Acompanham as obras os versos de dois poetas,Virgílio Maia(residente em Fortaleza) e Odmar Braga(de Recife). Centenas de pessoas se agruparam para ver a exposição denominada “Arte Marrana no Sertão”,que espero seja brevemente apresentada em São Paulo.

Revive a cultura marrana do sertão e vive o judaísmo. Dezenas de alunos compareceram todas as semanas ao curso do professor Wachtel para ouvir falar sobre os cristãos – novos do Brasil. Revivendo – se o passado sefaradi avivando – se a memória e segue-se o sagrado preceito de “nunca esquecer”!

Em uma noite memorável em Paris,renasce das cinzas do passado uma nova geração de brasileiros que lembram suas raízes. A Inquisição quis a extinção não só dos cristãos – novos,mas de todo o povo judeu. Os brasileiros do sertão não dão a Torquemada essa vitória póstuma.”

Profª. Anita Novinsky

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Oi Odmar!
Espero que vc leia este e-mail, é que eu foi entrar no seu orkut e estava inexistente.
Então o encontrei fazendo pesquisa na internet e consegui achá-lo.
Está tudo bem com vc?
Gostaria muito de ler um dos seus livros, irei procurar nas livrarias, tem coisas que tocam a alma.
Estou agora morando em Paulista-Maranguape I-PE.
Meu cel: 8701-4701

11 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo disse...

B"H

Chaver Odmar,

Depois de tantos anos a internet nos reencontra, q seja abençoada. Vejo q continua a ser o fiel lutador da causa judaica, usando sempre sua capacidade e dons. Receba minha admiração pelos tantos anos q t conheço sempre c o mesmo objetivo de criar suportes solidos e consistentes da causa anussim/judaica q sempre defendeu com toda garra. SHALOM, meu CHAVER.
Éder Barosh

16 dezembro, 2007  
Anonymous Anônimo disse...

Shalom Chaver
Que lindo vc ter buplicado as fpotos de alguem tao especial como o rav Eliezer tb sou uma poeta tentando fazer o meu retorno tesuvá e ele foi uma pessoa que me acolheu e isso nao tem preço. Pessoas como o rav Eliezer sao preciosas demais. Feitas so medida pelo Eterno para iluminar qualquer lugar onde ele passar quero se possivel ser sua amiga e poetar..rs]
Meu email é devorahfcos@hotmail.com
babidfc78@hotmail.com Obrigada
Shalom Chaver
Shavua tov!!!!!

20 fevereiro, 2008  
Anonymous Anônimo disse...

Querido meu teclado esta ruim e estou cansada perdoe me pelos crassos erros ded portugues...Tentei postar sem ser anonima pois nao sou muito simpatica do anonimato ate por ser jurista mas foi a única maneira de me comunicar. Shalom,Obrigada!
Moro em Recife na navegantes mas minha real riqueza esta em amigos fiéis, o Eterno, a poesia, musica artes..etc
E depois de ter me formado em Direito e pos graduacao a unica coisa que quero é retornar para o lugar onde me sinto feliz para a sinagoga, ser uma judia Todah rabad, e continuar poeta como nosso rei David!
Shalom
Obrigada
Barbara de Figueiredo cavalcanti mas me chamam na sinagoga de Devorah pois é ium nome judaico mais compativel comigo e tem um significado igualmente belo como a poesia..E por falar em poetas quais vc prefere? Um abraço grande
Shalom e novamente Shavua tov!!!!

20 fevereiro, 2008  
Anonymous Anônimo disse...

Querido poeta de Brasil, es un enorme placer encontrarlo aqui, siempre presente en mi memoria.
Desde Israel,
Marcela Vanmak

http://laclepsidrademarcela1.blogspot.com/

27 maio, 2008  
Blogger Beduina disse...

Mi querido Odmar, excelente cuanto he leìdo, felicito tu vida por traernos a este espacio fantàstico, gracias por permitirme ingresar aquì para seguir descubriendote y compartiendo tus vivencias.
Mi saludo sea como la bendiciòn que cae desde la cabeza, por la barba hasta las vestiduras de Aaron.
Mi abrazo genuino
Noemì.

06 julho, 2008  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial