domingo, outubro 07, 2007

Uma noite memorável em Paris


Encontro entre o Poeta Odmar Braga,a Profª Anita Novinsky e a Cineasta Elaine Eiger.

“ Coisas estranhas ,imprevisíveis e enigmáticas acontecem. Um jantar em Paris transformou-se numa noite memorável. Memorável por quê? Porque reuniu um grupo de marranos brasileiros,residentes no sertão do nordeste brasileiro em um jantar oferecido por Nathan Wachtel,professor do College de France.

Judeus praticantes ortodoxos que falam hebraico,artistas,poetas,alunos bolsistas em Paris,preparando teses sobre os judeus cristãos - novos no Brasil. Todos descendentes dos cristãos - novos que foram perseguidos pela Inquisição,durante toda a noite conversavam sobre o marranismo no Brasil,assunto hoje estudado pelo professor Wachtel,sendo matéria do curso que administra no Collège de France. Vários idiomas foram falados nesse jantar:francês,inglês,português,italiano,hebraico e ídiche.

Uma nordestina presente fez naquela semana em Paris (Maison de L’Amerique Latine) uma exposição de seus quadros inspirados na Bíblia denominada “Escudos de Israel”. Acompanham as obras os versos de dois poetas,Virgílio Maia(residente em Fortaleza) e Odmar Braga(de Recife). Centenas de pessoas se agruparam para ver a exposição denominada “Arte Marrana no Sertão”,que espero seja brevemente apresentada em São Paulo.

Revive a cultura marrana do sertão e vive o judaísmo. Dezenas de alunos compareceram todas as semanas ao curso do professor Wachtel para ouvir falar sobre os cristãos – novos do Brasil. Revivendo – se o passado sefaradi avivando – se a memória e segue-se o sagrado preceito de “nunca esquecer”!

Em uma noite memorável em Paris,renasce das cinzas do passado uma nova geração de brasileiros que lembram suas raízes. A Inquisição quis a extinção não só dos cristãos – novos,mas de todo o povo judeu. Os brasileiros do sertão não dão a Torquemada essa vitória póstuma.”

Profª. Anita Novinsky